Hoje É Sem Duvida, Dos Dias Com Mais Significado Da Minha Vida

Pois "chegou-me" algo que, em Verdade e de Coração sinto ser muito mais importante do que ter ganho o maior jackpot de sempre no euromilhões... e não é exagero.

Para muitos, o que aqui irei escrever será apenas um pormenor sem importância e de uma vulgaridade e superficialidade enorme, para muitos mais, um dado adquirido e sem significado, (pensarão até que é mentira aquilo do euromilhões)...mas para mim, faz TODO o Sentido e Diferença na Vida.

Vamos por partes...

Para quase todos nós, ter uma fonte de rendimento, uma família, um partido político e acreditar num "deus criador" (seja ele de que religião for, cristã, islâmica, judia ou hindu) é algo pelo qual vale a pena "lutar". Exceptuando a parte de "deus" e do partido político, com os outros dois tópicos acima referidos me identifico e tento diariamente fazer o meu melhor para os valorizar.

Mas...bem lá no fundo,o que desejamos ao darmos e tentarmos o nosso melhor?

Ao querermos ter uma fonte de rendimento estável, próspera e duradoura qual o objectivo que queremos atingir?
Ao substituirmos a nossa Visão e Essência pela superficial adesão a uma visão política da Vida, que queremos que nos aconteça?
Ao querermos ter e formar uma família amorosa, atenciosa e unida (coisa que ainda sim, talvez queira...) o que desejamos com tal atingir?
E ao "acreditarmos" num "deus salvador" (tópico de assunto para outro dia) qual o Real sentimento que nos move?

Numa palavra...(além do medo claro, mas isso também fica para outro dia)...

SEGURANÇA...De uma maneira pensada ou não pensada, consciente ou inconsciente...SEGURANÇA.

Algo sem o qual o Ser Humano não consegue simplesmente imaginar viver. Queremos estar seguros e tudo o que na Vida fazemos e produzimos, em ultima análise é para nos sentirmos com e em SEGURANÇA.

Mas, ironicamente, haverá alguma REAL segurança na Vida? Sejamos honestos com o nosso Coração...

Haverá segurança REAL no nosso trabalho ou emprego? Claro que não, amanhã estamos na mó de cima depois de amanhã somos despedidos quase sem aviso, sem um obrigado nem uma palavra de reconhecimento.

Haverá segurança REAL na família? Então o que dizer das famílias que perdem filhos, maridos, esposas, e outros membros em acidentes e conflitos? O que dizer do FACTO que já hoje posso ser "retirado da fotografia" e não poder estar lá para o meu filho, namorada, esposa, amigos ou aqueles que de mim precisarem?

Haverá segurança REAL no meu partido político? (esta nem vale a pena escrever nada mais)

E por fim, haverá alguma segurança REAL na ilusão que temos de um "deus criador e amoroso(????)"? Então como explicar crianças que morrem de maneiras horríveis e são raptadas para nunca mais aparecerem, como explicar que alguém tenha que escolher saltar do 130ª andar ou morrer queimado (torres gémeas) e (tantos, mas tantos) mais exemplos que aqui poderia citar?

(um exercício mental: coloca-te no lugar de um criador...se pudesses salvar quem nos casos acima mencionei, não os salvarias? Claro que SIM... haveriam alguns pais a chorar pelos filhos? claro que NÃO.. das duas uma...ou deus não existe e é claro que nada pode fazer - óbvio - ou se existe, então está-se bem a CAGAR (é mesmo assim e com todas as letras) para todos os seres humanos - tipo bonequinhos de playstation com que deus joga e de repente...ops...game over...e não me venham com "provações" ou "testes" pois isso é de uma desumanidade e mentalidade atroz e brutalmente cruel, pois TU não o farias - assim o espero - nem a um animal, quanto mais aos teus filhos...certo?)

Sendo assim, quando, de FACTO e REALMENTE estamos seguros? Quando existe REAL SEGURANÇA?

Os nosso únicos momentos de segurança acontecem quando...DAMOS SEGURANÇA A QUEM AMAMOS.


Não de uma maneira simulada, superficial, imitada...mas quando sentimos Amor e sentimento de Real protecção por aqueles que estão no nosso Coração (Amigos, Familiares...)
Isto não é uma teoria mas um FACTO.

Quando Amas, de Facto, não tens qualquer necessidade de segurança. A própria noção de segurança é tão fútil pois quando Amas, de Verdade, toda e qualquer noção de um "Eu" está completamente ausente e aqui está o maior problema de todos nós...a noção separatista de um "eu".

"Eu" sou cristão..."Eu" sou muçulmano..."Eu" sou PS..."Eu" sou PSD..."Eu" sou casado... "Eu" sou solteiro e só quero é gajas... SEGURANÇA PARA MIM, resultado: TRISTEZA PARA MIM...SEGURANÇA PARA MIM, resultado: VIDA FÚTIL PARA MIM... SEGURANÇA PARA MIM... resultado:CONFLITO INTERMINÁVEL PARA MIM.

Mas atenção...não queiramos, em nome de uma causa de um deus etc, anular o "eu" pois nesse processo só mais força lhe damos com o objectivo de ganhar um "lugar no céu" , que nos achem "bonzinhos" etc...e mais tarde, tal como uma mola que à força tentamos encolher, ele voltará e a sua força se fará sentir de uma maneira sempre brutal e destruidora.

Desde que esta "luz" hoje chegou até mim e comigo permanece até agora, foi dos maiores momentos da minha Vida pois sei que mais do as falsas ilusões das recompensas que um prémio do euromilhões traz e que tanto conforto poderia dar aos que me rodeiam, se bem transmitido àqueles que Amo, será o meu maior legado e "seguro" de Vida que lhes poderia dar, a eles e a mim,  e poderia em Verdade dizer que posso assim...morrer em paz.

Pelo menos aqui cheguei... e enquanto houver electricidade, o meu "sentir", expresso aqui em palavras ficará, escrito e assinado.

Michel Januario


Foto: Michel Januario