Alegre...Depressão

Depressão...palavra bem pesada nos dias de hoje. Todos "fugimos" dela, todos a tememos...será?

Devido ao "bombardeamento" da palavra e à imagem que fica em nós de pessoas "depressivas", é cada vez mais difícil de encontrar "espaço mental" para analisarmos as coisas como de Facto são e não como socialmente está aceite.

"Estou com depressão" dizemos... "Fulano entrou em depressão"... a própria palavra nos transmite uma noção de algo ou alguém que está "em baixo". Inevitavelmente, "eu só estarei em baixo" comparado a algo ou alguém que "penso estar em cima".

Eu não tenho (mas alguém tem), eu não consigo (mas alguém consegue), eu não presto (mas alguém presta) eu não valho (mas alguém vale)...eu não sou Amado (mas alguém é).

Vamos ao médico...a própria ida ao médico pressupõe ir a alguém que sabe (está em cima) e que me vai ajudar, pois eu não sei (estou em baixo)...e o médico, "pensando que sabe" (muitos estudos e diplomas fazem-no crer que sim), admite que está alguém à sua frente "que não sabe e que precisa de ser ajudado".

"Não devia estar assim", "Veja o lado positivo", "Tem aqui uma medicação para ajudar"???????

Se bem que a intenção pode ser boa, estas palavras e atitudes só reforçam a dependência emocional daquele que se julga "em baixo" a algo ou alguém que pensa "estar em cima", contribuindo para, a médio prazo, agravar ainda mais o tal estado depressivo que se propunha eliminar...ao criar o conflito no paciente entre o que ele sente e como se deveria sentir, o que a curto prazo pode parecer uma solução, palavras "positivas" e principalmente medicação (que mais não faz do que "desligar o alarme, deixando a casa a arder") mais não são do que sementes de destruição que ao criarem raízes, despontarão com toda a sua força para lentamente "sufocar" o próprio semeador.

Quem "pensa que sabe" precisa de fazer ver ao outro que ele também está ali para aprender...para mostrar que erra e errou...para mostrar que sofre...para mostrar que também mente...para mostrar que também é fraco...para mostrar que no fundo, também não sabe nada de nada...e talvez assim venhamos a compreender que, acima de tudo, precisamos de um genuíno sentimento de Verdadeira Amizade (falsamente substituído por uma aparente "sabedoria profissional) pois Amizade é Amor.
Quem disser que não é bem assim, terá que rever o seu conceito de Amor (e não falo aqui de algo "sentimental ou sexual...pois tal como com o Sol do dia não pode haver noite escura, também com Amor todas as sombras de depressão serão automaticamente afastadas)
Há demasiados profissionais... demasiados cursos...demasiada mentira...muito pouca Empatia e Amizade.

Precisamos de ver a Verdade...e a Verdade é que, inconsciente e subtilmente, estamo-nos a COMPARAR.
Então o Verdadeiro mal é a COMPARAÇÃO, jamais a "depressão".
Ao não aceitarmos que momentos de tristeza fazem parte de uma Vida com Verdade, criamos a ilusão que temos que a afastar a todo o custo, porque, fechados em nós mesmos, não conseguimos quebrar as amarras interiores que nós próprios construímos, baseadas em valores sociais que pensamos ver nos outros e não em Princípios Universais e Intemporais. Achando-nos sós com estes sentimentos e pensamentos, nem conseguimos ver que o nosso Verdadeiro mal é a COMPARAÇÃO que diariamente fazemos e que a sociedade falsamente alimenta.

A Vida é movimento...umas vezes "em cima", outras vezes "em baixo"...não com uma conotação negativa, mas sim com um sentimento de Comunhão que chega com a compreensão da Verdade. Se nos lembrarmos de como era divertido brincarmos no baloiço com os nossos Amigos quando éramos Crianças (ou agora com os nossos filhos, netos, sobrinhos etc) veremos que a Alegria de estar "em baixo" é a mesma de estarmos "em cima" pois existe um movimento de Verdadeiro Balanço.

Não tenhamos medo de ir "abaixo"...servirá para mostrar aos outros que, quando for a sua vez de lá estar, estaremos nós lá "em cima" sorrindo e mostrando que estamos todos nivelados...por um Verdadeiro movimento de Vida.