Fazendo De Conta...Que Estou "Vivo"

De certeza que todos nós nos lembramos, quando crianças, de brincarmos do Faz De Conta...

Fazíamos de conta que éramos cowboys, índios, futebolistas famosos, princesas, enfermeiras etc...e a alegria era imensa. Claro que não tínhamos "responsabilidades" mas...

Passados uns anos, o reflexo do espelho social torna-se muito forte e permanente e, sem que disso nos demos conta, seguimos o caminho mais fácil... Universidade ( na maior parte dos casos porque os pais querem ou porque acho que até vou ganhar um bom dinheiro, sem ter a menor vocação para o curso, pois se o meu coração não está presente como poderei ir além da mediocridade?), carro de topo (para mostrar à sociedade o quanto estou bem na vida), quem sabe juntar-me a algum partido político pois quero fazer parte da "solução" para a a sociedade, (só para criar mais confusão e poluição sonora e emocional, como se alguma vez uma solução política pudesse melhorar a nossa qualidade de vida) etc.

O engraçado e que neste processo, começa a acontecer o mesmo que em criança, só que agora de uma maneira bem mais disfarçada e "pesada"...começamos a Fazer De Conta que somos "responsáveis"...

Confusão, tristezas, litígios, separações conflituosas, aumento brutal de peso, maus hábitos em vários níveis da nossa vida...tudo isto faz parte de sermos "responsáveis" perante a sociedade.

E o mais triste é que alguns de nós perdem para sempre o estado de inocência do Faz De Conta de criança...e a noção que Brincar (não confundir com gozar) é talvez o estado mais sério e responsável...de viver uma vida com sentido.


Foto: Maria Pargana