Janelas... Traumáticas

Augusto Cury, reputado psicólogo, professor e escritor, fala-nos dos dois tipos de "janelas" da memória que desenvolvemos ao longo da vida.
Nas chamadas "janelas light", são onde ficam arquivadas sem que disso nos demos conta ou possamos interferir, as situações que nos deram prazer, em que nos sentimos amados e queridos.

Mas como tudo tem o seu "outro lado" existem também as chamadas "janelas killer", onde são arquivadas desde a infância e diariamente, experiências traumáticas de rejeição, abandono, tristeza, angustia etc gerando focos intensos de tensão, arruinando momentos, situações e relacionamentos sem que disso quase nos venhamos a aperceber.

A verdadeira felicidade não passa por aumentar por meio do esforço consciente as "janelas light"... mas sim, reescrever com coragem, compreensão e amor os nossos traumas e conflitos, pois é impossível apagá-los ou esquecê-los.
Por mais que nos custe fazer essa "viagem" interior às nossas "zonas de guerra", tudo o que vier depois de levarmos amor aos nossos conflitos e reescrevê-los de uma maneira saudável, valerá infinitas vezes o preço que tivermos que pagar por essa mesma "viagem".


Foto: Michel Januario