Elmo, Escudo...E Espada

Desde tempos imemoriais que tentamos nos defender o melhor que podemos das agressões externas.

É impressionante o arsenal de armas desenvolvido ao longo do tempo e suas sofisticações cada vez mais mortais...mas...a Verdade é que continuamos a sentir mais medo que nunca de supostos conflitos e acontecimentos que poderão vir a nos acontecer e nem sequer nos damos conta que o nosso maior "inimigo"...somos nós próprios.

Antes de sair para a "batalha" do dia a dia, para mim é cada vez mais Vital estar munido de três protecções (emocionais) que sinto serem mais importantes que qualquer tipo de seguro ou arma de defesa.

Em primeiro lugar, terei que saber que terei que dar o melhor que sinto e sei sem esperar retorno na mesma proporção...pois quantas vezes não recebemos muito mais do que aquilo que conseguimos ver e nem disso nos apercebemos...  o "Elmo" está então colocado.

Em segundo, perceber para lá de quaisquer duvidas que cada um, seja a que nível for, só dá aquilo que tem. Desafio todos a olharem para si próprios e negarem este Princípio...eis que o "Escudo" está também em acção.

Por fim, compreender que por trás de alguém que magoa, está alguém magoado, por trás de alguém que aleija, pune, castiga, ofende está alguém que foi aleijado, punido, castigado, ofendido...
Sabendo eu o caos emocional que por vezes de mim se apodera e o quão difícil é saber gerir esses tempos e como gostaria de ser entendido, compreendido e não julgado, torna-se automático o sentimento de compaixão e compreensão por aqueles que dessas emoções mais não são do que escravos...e o ciclo de dor quebra-se...eis que a "Espada" funcionou sem sequer ser desembainhada.

É estranho pois a noção de "inimigos" cada vez mais vai desaparecendo na inversa proporção da Amizade que vais sentindo...por ti próprio.