3 Filtros...

Na procura de certos filtros para a minha máquina fotográfica, lembrei-me mais uma vez de quão muito mais importante é para o Ser Humano compreender e utilizar 3 filtros emocionais para a sua saúde psíquica...

Que cada um olhe para si próprio e teste a Veracidade deles...

Filtro 1 - Cada um só dá aquilo que tem.

Seja a que nível for, (Físico, Emocional, Psicológico) cada um só dá aquilo que tem. Quantas vezes gostaríamos de ter sido ou dado mais mas simplesmente não conseguimos? Talvez mais tarde viéssemos  a conseguir  mas naquela altura foi certamente impossível. Não gostaríamos nós de ser compreendidos e não julgados ou apontados? Não desejaremos todos sermos compreendidos e não julgados?

Filtro 2 - Por trás de alguém que magoa, está alguém magoado.

Se tivermos atenção ao nosso estado emocional nas vezes que causámos mal ou danos a alguém, chegaremos à conclusão que estávamos dominados por "nuvens cinzentas" de preocupações e um estado de espírito conflituoso com o nosso próprio Ser. Há quem diga que isso não nos dá o direito de magoar ninguém...Verdade...mas o ponto principal aqui é que se calhar nós já magoámos muito mais do que sequer nos demos conta, exactamente pela cegueira que esses estados de espírito nos causam. Compreender este facto é compreender a dor no outro e sendo assim, perceber que está nas nossas mãos quebrar o ciclo de desgaste e conflito e dar início ao ciclo da Alegria e Saúde.

Filtro 3 - Dar sem esperar retorno na mesma "moeda".

Compreendendo os dois filtros precedentes, chegamos à libertadora conclusão que está nas nossas mãos criar situações e estados na nossa Vida que contenham Alegria, Compreensão e Sentido, exactamente o que todos andamos à procura, certo? Há Espaço Psicológico em nós agora para Dar...sem expectativas elevadas e sem exigências...há em nós agora Segurança e uma Força diferente...e tudo o que recebemos de volta (e tantas vezes recebemos muito mais do que aquilo que conseguimos ver) torna-se um Presente, contendo a Energia de uma Surpresa agradável e tão revigorante.

Assimilar a Verdade no nosso Ser destes 3 simples (não confundir fáceis) filtros é evitar ou reciclar anos e anos de esforço, desgaste, atritos, guerras e confusões.