Inteligente Quem?...Eu?

Tudo o que tenho aprendido com o meu Fluke, leva-me verdadeiramente a questionar certos paradigmas de inteligência que damos como certos e adquiridos...senão vejamos...

Fluke: Não acumula ressentimentos.
Eu: Acumulo, e muitos...

Fluke: Vive um dia de cada vez ao máximo
Eu: Vivo em viagens mentais ao passado e projecções de futuros, normalmente desgastantes...

Fluke: Não guarda rancor.
Eu: Se for sincero comigo, tenho que admitir que sim

Fluke: Desculpa-me o açoite que por vezes tem que acontecer no momento seguinte.
Eu: Ainda hoje me lembro de pequenos açoites que levei em miúdo com alguma raiva.

Por estas e por tantas outras, temos mesmo que questionar para que precisamos de uma mente pensante?

Os papéis não estarão invertidos? Não são os nossos animais que tantas vezes nos levam a passear, fazendo surgir um espaço mental em nós de presença e alegria quando por vezes, tinhamos o peso do mundo às costas?


Foto: Michel Januario