Será A Economia? Ou A Nossa Filosofia?

Estando numa pesquisa constante para melhorar o meu desempenho pessoal e profissional, encontrei um video no youtube de Jim Rohn em que ela fala que, por estranho que pareça, o nosso futuro económico não é alterado pelo estado da economia mas sim pela nossa filosofia pessoal...

Veio-me à ideia uma história veridica sobre dois irmãos que viviam numa favela pobre do Brasil e que o pai tinha sido julgado por crimes que cometeu.
Os dois irmãos comeram a mesma comida, viveram na mesma casa, tiveram as mesmas influências e estudaram na mesma escola, só que na idade adulta, um deles estava a ser julgado por crimes e o outro tinha-se tornado presidente de camara de uma cidade e era muito respeitado por todos...quanto confrontados com a mesma pergunta: " Como chegou até aqui?" ambos tiveram exactamente a mesma resposta..." Como poderia ser diferente? Com o pai que eu tive..."

Não serão as nossas escolhas de atitude em relação ao que nos acontece que poderão marcar o nosso futuro, levando-nos para algo construtivo e interessante ou pelo contrário, a uma espiral descendente e negativa?